Vamos a alguns pontos positivos em se ter um gato livre com acesso a rua, o gato tem instinto caçador, e nos passeios encontrara aves, ratos, que podem estar contaminados e lhe transmitir doenças.
O único ponto positivo é a “liberdade“ mas será que vale a pena, pois na rua estão sujeitos a diversas doenças, como rinotraqueite, viroses, vermes, pulgas, carrapatos, fora as maldades humanas, atropelamentos e envenenamento.
Já um gato criado sem acesso a rua, esta livre de doenças contagiosas, maus tratos, apenas não tem acesso a ruas, oque não será um problema, desde que tenha cuidados específicos.
Muitos tutores de gatos tem em mente que eles precisam sair para se sentirem livres e felizes, mas isso pode ser facilmente resolvido com enriquecimento ambiental, além do mais o maior motivo que o gatinho sai é em função do seu instinto reprodutivo, oque é facilmente inibido com a castração.Então a melhor maneira de dar liberdade ao seu bichano e mante-lo em casa longe dos perigos da rua, e investir no enriquecimento ambiental, para que ele possa suprir a necessidade de escalar e afiar as garras e assim será livre e protegido em seu próprio território.
Existem empresas especializadas em enriquecimento ambiental, entre elas encontramos a PEPE CATS
Seu bichano pode ter um vida plena e feliz sem correr riscos, basta apenas um espaço personalizado, para evitar desastres como seu sofá arranhado, ou escaladas em locais proibidos, como seu armário, invista em qualidade de vida, e segurança, e assim seu felino será livre.