quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Como evitar que o gato fuja?

Nos deparamos diariamente com proprietários dizendo que gatos são independentes e por isso precisam ser livres com acesso a ruas para serem felizes. Mas será que isso é verdade?




Vamos a alguns pontos positivos em se ter um gato livre com acesso a rua, o gato tem instinto caçador, e nos passeios encontrara aves, ratos, que podem estar contaminados e lhe transmitir doenças.
O único ponto positivo é a “liberdade“ mas será que vale a pena, pois na rua estão sujeitos a diversas doenças, como rinotraqueite, viroses, vermes, pulgas, carrapatos, fora as maldades humanas, atropelamentos e envenenamento.




Já um gato criado sem acesso a rua, esta livre de doenças contagiosas, maus tratos, apenas não tem acesso a ruas, oque não será um problema, desde que tenha cuidados específicos.
Muitos tutores de gatos tem em mente que eles precisam sair para se sentirem livres e felizes, mas isso pode ser facilmente resolvido com enriquecimento ambiental, além do mais o maior motivo que o gatinho sai é em função do seu instinto reprodutivo, oque é facilmente inibido com a castração.
Então a melhor maneira de dar liberdade ao seu bichano e mante-lo em casa longe dos perigos da rua, e investir no enriquecimento ambiental, para que ele possa suprir a necessidade de escalar e afiar as garras e assim será livre e protegido em seu próprio território. 
Existem empresas especializadas em enriquecimento ambiental, entre elas encontramos a PEPE CATS



Seu bichano pode ter um vida plena e feliz sem correr riscos, basta apenas um espaço personalizado, para evitar desastres como seu sofá arranhado, ou escaladas em locais proibidos, como seu armário, invista em qualidade de vida, e segurança, e assim seu felino será livre.




Cães fujões, como evitar?

Quem nunca ouviu falar, ou teve seu próprio animalzinho indefeso perdido pelas ruas e não se soube mais noticias, ou daqueles que por sorte reencontraram o lar.




Os cachorros estão vivendo conosco a muito tempo, mas isso não impede de terem seus traços antepassados, de viver livres, para eles não é natural viver em uma casa, em apartamento, etc no entanto nos dias atuais é indispensável algumas medidas para evitar essas fugas, pois na rua estão exposto a muitos perigos, entre eles atropelamentos, doenças, maus tratos.
Existem medidas simples para evitar que seu cão desobedeça e fuja, cão ter noção básica de adestramento e saber quais são seus limites ajuda muito nessas situações, ter uma coleira de identificação também, pois a pessoa que encontra-lo poderá entrar em contato, lembre-se enriquecimento ambiental e muito importante pois manter seu pet distraído e com menos interesse de ir para a rua, castração também é um elemento importante para tirar o interesse e evitar fugas.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Você já ouviu falar em Piometra??

Você sem duvidas já ouviu falar sobre a importância da castração, para evitar crias indesejadas, mas vai muito alem, se você ama sua cadelinha ou gatinha, castre e evite também doenças graves.

Vamos hoje falar sobre a piometra, é uma doença grave, e a única forma de prevenir é a castração.
A piometra é uma infecção bacteriana, no endométrio, que é o tecido que reveste as paredes internas do útero. Quando a cadela/gata entra no cio, os glóbulos brancos são inibidos de entrarem no útero, para que seja possível uma eventual fecundação, após o cio o hormônio progesterona fica elevado para que seja possível o desenvolvimento dos fetos, e oque acorre quando a cadela/gata não fica prenhe durante vários cios, o revestimento do útero vai aumentando cada vez mais, ao contrario da mulher, cadelas/gatas não menstruam para eliminar essa camada, oque pode gerar até mesmo cistos.
O endométrio secreta fluidos que tornam o ambiente ideal para as bactérias, enquanto os níveis elevados de progesterona inibem os músculos da parede do útero de se contraírem e expelirem fluidos e bactérias acomodados no útero, é oque conhecemos como piometra, em resumo uma infecção no útero.
Alguns donos optam por injeções anticoncepcionais, e estas por sua vez tem um alto nível de hormônio, oque facilita o aparecimento da piometra.
A piometra pode ser ABERTA, a cadela apresenta um corrimento purulento, 2 meses após o cio, ou FECHADA, que nesse caso só descobre a doença quando já esta em seu nível avançado.
A piometra pode ser identificada através de uma ultrassonografia, que identifica se o útero esta com espessura maior que o normal, assim que diagnosticada a doença,a cadela recebe antibióticas até que seja possível a intervenção cirúrgica ( castração ), se não tratada a tempo o animal vai a óbito por infecção generalizada. 
Então previna-se castre sua cadela!!!



sábado, 24 de setembro de 2016

Por que os cachorros uivam?



Sabemos que o uivo é uma característica herdada dos seus ancestrais, os lobos, que uivam para localizar os membros e reunir a matilha.




A comunicação dos cães vai desde linguagem corporal, ate linguagem vocal, eles latem em diferentes intensidades para se comunicarem, grunhem, choramingam, e uivam, cada uma dessas vocalizações dizem uma coisa.
No caso dos cães, eles podem uivar por diversos motivos, quando estão longe de seus donos, quando sofrem de síndrome da ansiedade de separação, nesse caso alem dos uivos quando o dono esta longe, o cão terá comportamento como agitação ao perceber a saída do dono, e provavelmente destruía qualquer coisa na ausência do dono para chamar atenção. uivam para que os donos retornem a “matilha”, ou pode ser sinal de solidão.
Em casos raros os cães podem uivar em resposta a sons agudos, como som de sirene próximo, pois o som incomoda seus ouvidos, ele para por si próprio quando o som parar.
O uivo é um comportamento não muito comum para os cães, se seu cão uiva em excesso fique atento pois ele pode estar com problemas de saúde, ou simplesmente carente e querendo mais atenção, nesse caso lembre-se que o cachorro é um animal que vive em matilha, então é importante para ele ter companhia, mesmo que não seja muito tempo, devido a correria do dia a dia, dedique um tempo de qualidade ao seu cão.