segunda-feira, 2 de maio de 2016

Estou gravida, o que fazer com meu gato?


Geralmente quando engravidam, muitas mulheres se setem inseguras em relação a ter um gato, principalmente por causa de um boato que se espalhou a respeito da doença do gato.
Mas afinal a toxoplasmose é mesmo a doença do gato?


A toxoplasmose é uma infecção, causada por um parasita Toxoplasma gondii, não é uma infecção grave, no entanto durante a gestação pode causar sérios problemas ao feto. Muitos acreditam que o gato é o grande vilão da história, porem ele é apenas o hospedeiro, a toxoplasmose é transmitida através de verduras, legumes mal lavados, ou carnes cruas, ou mal passadas, ou seja você só terá toxoplasmose através do gato, se tiver contato direto com as fezes. Uma gestante pode conviver normalmente com o gato, desde que tome cuidados necessários como lavar as mãos, e deixar que outra pessoa limpe a caixa de areia do felino.

O sintoma da doença é semelhante a uma gripe, a maioria das pessoas já contraíram a doença, e se tornaram imunes sem mesmo se dar conta. Para gestantes, no pré natal, pedem o exame de sangue para verificar se esta imune ou não a doença, se estiver imune não corre nenhum risco, se não estiver imune, não coma carne crua, ou alimentos mau lavados, e lembre o gato não é o vilão.
O mais importante é manter medidas gerais de higiene em casa e na cozinha. Para que um gato transmita a doença ele precisa estar na fase de eliminação do oocisto, e para que este amadureça para se tornar transmissível as fezes precisa ficar exposta por no mínimo 24 horas, e após o gato ser infectado, ele elimina através das fezes por apenas alguns dias.


Estudos comprovam que é praticamente impossível contrair a toxoplasmose acariciando o felino, pois gatos são animais extremamente limpos, então se você tem um gatinho, esta gravida ou pretende engravidar, não se preocupe, seu felino não trará nenhum mal a você e seu bebe, tudo dependerá de você, dos cuidados que irá tomar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário