quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Crianças leem para cães traumatizados para ajudá-los a interagir com humanos novamente






Uma iniciativa chamada Shelter Buddies Reading Program, da Missouri Humane Society, nos EUA, junta crianças com idades entre 6 e 15 anos para ajudar cães com diversos traumas. O objetivo é fazê-los voltar a interagir com humanos, preparando-os para o dia em que serão integrados em uma casa e ganharão uma nova família.

As crianças participam de um treinamento de 10 horas e depois se sentam na frente do espaço de um dos animais e começam a ler um livro. “Nós queríamos ajudar nossos cachorros tímidos e medrosos sem forçar a interação física com eles, e observar o efeito positivo que isso poderia ter sobre eles“, contou o diretor do programa, Job Klepacki, ao site The Dodo.

Caso o cachorro se aproxime, respondendo ao estímulo, as crianças continuam a leitura, criando uma empatia com o animal que se fosse feita de outra forma seria mais difícil.

"Ouvir uma criança ler pode realmente acalmar estes animais. É incrível a resposta que temos visto nos cachorros", concluiu Job.





Fonte:




domingo, 21 de fevereiro de 2016

Corte de orelhas e rabo de cães agora é crime



Há muito tempo se vê corte de orelhas e rabos de cães e retirada de garras de gatos, hoje esse ato é crime no Brasil. O Conselho Regional de Medicina Veterinária informa que veterinários que realizam o procedimento podem ser punidos, e os proprietários também (CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA/ RESOLUÇÃO Nº 1.027, DE 10 DE MAIO DE 2013)



Antigamente o corte de orelhas e rabos em cães tinha a finalidade de reduzir as chances de ferimentos em cães em batalha de rinhas, era também utilizado em cães de caça para evitar que pudesse se ferir ao abater a presa, hoje esse ato é puramente estético, por isso é considerado crime de mutilação, para gatos a retirada das garras era para evitar que arranhassem moveis, levando e consideração que brigas de cães são ilegais, e para os gatos existem moveis, brinquedos específicos para evitar esse problema, essa é uma pratica desnecessária. 



Motivos para você pensar se deve ou não realizar esse procedimento

Não há motivo


Orelhas e caudas em cães eram cortadas para que os cães participassem de brigas, e saíssem com menos ferimentos, isso não é verdade, pois os cães raramente mordem a cauda do outro, as orelhas pode até morder, mas o corte não ira salvar o cão, e sim a atitude do proprietário em não realizar esse ato  repugnante de colocar cães para brigar.



Pode prejudicar a saúde do cão

A calda do cão é uma extensão da coluna vertebral e contem inúmeras terminações nervosas, é uma parte muito sensível do corpo do animal, além de um meio de comunicação, ajuda no equilíbrio.

Pode causar até depressão nos gatos

O gato é um animal domestico com extintos selvagens o ato de afiar as garras faz parte de sua natureza, os gatos fazem isso com a função de remover as películas velhas e gastadas das unhas, e também para tirar os excessos, uma pratica totalmente saudável e comum, hoje no mercado existem diversas opções para ajudar seu gato a não destruir seus moveis.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Zika Vírus ataca cachorros!!! Será verdade?


Mosquito Aedes aegypti pode transmitir doença letal para animais de estimação

A dirofilariose é transmitida pelo mosquito da dengue e causa insuficiência cardíaca em cães e gatos, podendo causar também a morte do animal


O mosquito Aedes aegypti está se tornando um problema cada vez maior para a saúde humana aqui no Brasil. Responsável por transmitir a dengue, o zika vírus e a chikungunya, o mosquito tem uma proliferação e desenvolvimento rápidos, o que dificulta ainda mais o seu combate.
Agora, a preocupação passa a ser ainda maior para quem tem bichinhos de estimação em casa, já que o mosquito também é uma ameaça para eles. Foi descoberto que, além de transmitir doenças graves em humanos, o Aedes aegypti pode infectar também cães e gatos e levá-los até a morte.
No caso dos animais, a doença transmitida pelo Aedes aegypti é a dirofilariose. A doença causa, entre outras consequências, o aumento do tamanho do coração, aumento de pressão, hipertensão pulmonar e insuficiência cardíaca nos animais, podendo causar ainda a morte do pet.
Ao picar o animal, o mosquito infectado libera larvas que crescem na corrente sanguínea e se alojam no coração do animal picado.
É de extrema importância que a doença seja detectada o mais rápido possível para que o animal possa fazer o tratamento correto e se livrar da doença. Segundo médicos veterinários, o diagnóstico da dirofilariose pode ser difícil, por esse motivo é ainda mais indispensável que se preste bastante atenção aos sinais.


Entre os principais sintomas da dirofilariose, doença popularmente conhecida como “verme do coração”, estão falta de ar, cansaço, tosse e inchaço da barriga e das patas.
Animais que vivem nas ruas estão mais suscetíveis a pegarem a doença por viverem mais próximos a focos do mosquito, porém animais de estimação que vivem tanto em casa quanto apartamentos também podem se tornar alvos.
Para prevenir a doença já existem opções como tabletes mastigáveis e coleiras repelentes, que prometem manter os mosquitos e pernilongos longes do animal. Porém, a melhor forma é realmente evitar deixar água parada em qualquer lugar que seja.


É bom lembrar também que, o potinho de água dos nossos bichinhos pode ser usado pelos mosquitos para colocarem suas larvas. Para evitar isso é necessário fazer uma higienização com esponja e sabão nos potes pelo menos uma vez ao dia.

Fonte:

Agressividade na hora de dar comida, como evitar?



Dar comida para o cão não se limita em colocar a comida no pote, dar para o cachorro e sair de perto. Existem regras básicas a ser seguidas, levando sempre em consideração que cachorros são animais que vivem como matilha, isso esta enraizado na genética dele, e ser domestico não muda a convivência em matilha.




Um primeiro ponto importante é a quantidade, se seu cão come ração verifique a quantidade de acordo com o porte e peso, se for alimentação natural fique atento a quantidade de nutrientes necessários.
Quando se trata de possessividade, desde filhote você e os demais membros da família, precisa manusear o animal enquanto ele come, façam carinho, coloque a mão no pote, é provável que por volta dos 6 meses de idade ele não goste de contato físico enquanto come, esse é o momento mais importante para que você faça, mesmo que ele rosne, desde que você não demonstre insegurança, ele não irá te morder, essa fase é apenas um teste de liderança, e se você falhar será difícil reverter. No entanto se seu cão já é adulto e se tornou possessivo com a comida procure ajuda profissional, nunca é tarde.

Leia também:  Cães agressivos, por que?
O cachorro precisa saber que quem oferece comida é o líder, nunca deixe comida disponível 24 horas, assim ele pensará que a comida esta ali e ele conseguiu sozinho, antes de dar a comida chame seu cão pelo nome e mantenha contato visual com ele por no mínimo 5 segundos e depois lhe de a comida, assim você reforça o seu posto de líder. Se o cão estiver agitado ou ansioso espere ele se acalmar, caso contrario você estará reforçando a atitude dele, pode ser que no inicio demore o cão fique agitado, mas tenha calma, espere, depois ofereça a comida e não esqueça do contato visual.
Não de comida apenas uma vez ao dia, até porque não faz bem para ele, e isso o tornará mais agitado na hora de comer.
Se você tem mais de um cachorro, alimente os separadamente, observe quem é o cachorro líder, e quem é o subordinado, lembre-se o mais alto na hierarquia se alimenta primeiro, não seguir essa regra pode trazer graves conseqüências. Certifique-se que cada cachorro esta comendo em seu pote, para garantir que todos vão se alimentar bem.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

6 Dicas para criar um cão perfeito


Os cães são membros da família, e assim como se educa uma criança é necessário educar seu amiguinho de pelos, para que todos possam viver num ambiente tranqüilo e harmonioso. Confira algumas dicas



1 Ensine comandos básicos

Comece a ensiná-lo comandos básicos desde o momento que ele chegue na sua casa, a partir dos 3 meses de idade ele já esta apto para aprender comandos básicos, como sentar, ir, e vir, não espere que ela cresça para depois ensinar as regras da casa.

2 Ensine o lugar certo de fazer as necessidades

Esfregar o focinho do cachorro no xixi ou no coco, ao contrario do que muitos pensam não adianta. Essa atitude só serve para que seu cão fique com medo e espere você sair de perto para fazer as necessidades no local errado. Existem produtos diversos para ajudá-lo, ou até mesmo truques que você pode fazer para ensiná-lo.

3 Respeite os horários de alimentação do cão

Os cães amam comer, e um grave erro que cometemos e deixar comida disponível 24 horas, o cão precisa entender que você é o líder, que a comida não esta disponível para ele, e sim que você o alimenta. Quando um cão, principalmente filhote fica agitado, late querendo comer, se você der, pronto, ele vai aprender que dessa maneira conseguira comer na hora que quiser, isso não faz bem para o cachorro, nem para a convivência com família, ignore os latidos, o alimente apenas na hora certa, não que não possa dar um petisco para ele etc, faça desde que ele não esteja ansioso para comer no momento.

4 Não recompense-o pelo medo

Um grande erro que cometemos é quando o cachorro sente medo, e o confortamos isso mostrará a ele que esta certo em ter medo, e o problema pode se agravar com o tempo, em momentos que o cão estiver com medo, aja naturalmente, tenha postura de líder, e mostre a ele que a situação não oferece perigo.

5 Deixe-o ser mais independente

Acostumar o cachorro a nunca ficar sozinho também se torna um grande problema, em algum momento ele terá que ficar sozinho, e é bom que vá acostumando ele desde filhote, se você fica sempre em casa, limite o espaço dele em alguns momentos, para que ele aprenda a ficar sozinho.

6 Tenha paciência para educa-lo

Não adianta gritar, xingar, bater no seu cachorro quando ele fizer algo errado, ele não vai entender, ele precisa ser repreendido no ato, com reforços positivos e negativos ( não necessariamente petiscos, usar só petisco como reforço positivo tornará seu cachorro interesseiro em relação a comida e obediência)


      

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Músico compõe sinfonia para acalmar gatos

Estudo apontou que animais costumam apreciar mais as melodias feitas para eles do que aquelas criadas para humanos.


Violoncelista David Teie fez composições especialmente para gatos (Foto: BBC)

Após estudar os sons que os gatos preferem ouvir, um violoncelista americano criou melodias especialmente para esses animais. VEJA O VÍDEO
Integrante da Orquestra Sinfônica Nacional, de Washington, nos Estados Unidos, ele diz que essas músicas não têm apelo a todos os felinos.
Mas o compositor afirma muitos gostam delas e ficam mais calmos ao ouvi-las, uma conclusão compartilhada por um estudo da Universidade de Winsconsin.
Fonte:


sábado, 13 de fevereiro de 2016

TOP 10 Raças de cães mais raros no mundo


10° Otterhound



É uma raça conhecida no Reino Unido há cerca de mil anos, de origem incerta, é um cachorro alegre e sereno, é um animal incansável, resistente ao frio e adora água. O macho chega até 52 kg e a fêmea até 36, tem uma camada dupla de pelos.


Cão de Guarda de Moscou



Foi criado pelo exercito soviético, ( atual Russia ) com a função de guarda, e descendente do cruzamento entre são Bernardo, e pastor Caucasiano, pode atingir até 70 kg



Ovtcharka do Sul da Rússia





É um cachorro de porte grande, chegando a 70 cm de altura, pelos compridos de até 12cm, é um cão robusto com musculatura desenvolvida e um estrutura óssea massiva



Cão Pastor Romeno Miorítico


Teve origem na Romênia, um cão pastor, sendo utilizado para cuidar de rebanhos, guarda e companhia, é um cão de porte grande.
E pelagem é longa, geralmente na cor branca, com manchas variadas, é um cão calmo e estável.

Gull Terr


É um cão encontrado principalmente no Paquistão e em Punjad, na Índia. Foi criado a partir de cruzamentos entre o antigo Bull terrier inglês.

Hoje geralmente são encontrados em zonas rurais, e vem a cada dia ganhando mais espaço nos lares, por causa da sua feição e facilidade de adestramento. Desde que a rinha foi proibida na Índia, esses cães estão sendo criados para companhia.
São de porte médio, em media 45 a 66 cm de altura, pesando de 40 a 45 kg, tem orelhas grandes e eretas, pelagem curta

Cão Cantor de Nova Guiné


Como o nome já diz, é conhecido pelo seu uivado, distinto e melódico, não se conhece muito sobre o comportamento, esse cão é encontrado na ilha de Nova Guiné.
Atualmente são usados como cães de companhia, muitos são exibidos em competições de exposições caninas

Skye Terrier


É uma raça originaria da Escócia, é uma raça de pequeno porte, tem pelos compridos. É a raça terrier considerada mais antiga. Antes tinham as orelhas caídas e menos peludas, foi sofrendo mudanças com os cruzamentos.

Cão Chinês de Chongqing


É uma raça originaria da China, é um cão bastante agitado, eles são bem sociáveis com crianças, mas não toleram outros animais. 
Os machos tem geralmente 4 a 50 cm de altura e pesam de 20 a 25 kg, e as fêmeas 35 a 40 cm e pesam de 15 a 20 kg. 



2° Thai Ridgeback






É um cão de origem na Tailândia, é conhecida por possuir uma faixa de pelo invertida nas costas.
É uma raça de porte medio, é um cachorro que precisa de espaço, os machos pesam entre 18 e 27kg, e 56 e 61 cm de altura na cernelha, e as femeas entre 15 e 24 kg e entre 51 e 53 cm de altura na cernelha.
Não tolera bem outros cães, é utilizado como cão de guarda, caça e boiadeiro.


Bully Kutta



É uma raça do oriente medio, criada para serem usadas em rinhas, hoje a raça é usada no Paquistão como cão de guarda, e infelizmente como cão de briga.
Possue em media 1,10 metros de altura na altura da cernelha e pesam até 90kg.São cães extremamente rústicos e independentes. É um dos cães de guarda mais dedicados.



Veterinário proibido de atender carentes recebe apoio para abrir ONG

Eduardo Schiavoni
Colaboração para o UOL, em Ribeirão Preto (SP)

O veterinário Ricardo Fehr Carmargo, impedido de atender gratuitamente, vai abrir uma organização não-governamental

O veterinário de São Carlos (SP), Ricardo Fehr Carmargo, que foi impedido pelo CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) de atender gratuitamente, aos sábados, animais de pessoas carentes em sua clínica, informou que já iniciou os preparativos para criar uma ONG (Organização Não Governamental) para assim poder realizar os atendimentos.
A instituição está sendo criada com a ajuda de apoiadores sensibilizados pela causa e deve começar a operar formalmente nos próximos meses.
A ONG também já tem nome. Ele irá prestar uma homenagem à irmã, Renata Fehr Camargo, morta em 2008, que emprestará o nome à instituição. "Uma empresa da Capital está nos ajudando com a parte burocrática, para a criação da ONG, e uma empresa de comunicação já está cuidando da nossa logomarca. Não temos prazo para começar a funcionar, mas esperamos que seja o mais breve que a burocracia permitir", disse Aline Camargo, mulher de Ricardo.
Ricardo conta que a ideia tomou forma depois que o CRMV impediu os atendimentos. Ele chegou a pensar em se filiar a uma ONG já existente, mas concluiu que a criação de uma nova instituição seria o ideal. "Eu pesquisei, falei com algumas pessoas, e essa seria uma boa solução. Mas as coisas aconteceram de uma maneira muito rápida e essa ideia de organizar uma ONG foi colocada em prática", disse.
Camargo informou ainda que os atendimentos gratuitos, iniciados por ele em 23 de janeiro, estão suspensos até a decisão do CRMV sobre o caso. "Eles alegam que eu não posso fazer o atendimento e abriram um processo contra mim. Preciso esperar essa decisão, mas estou muito emocionado com o apoio que tenho obtido nas redes sociais", disse,
Ele informou ainda que não tem medo de ser punido pelo CRMV. Se for condenado, as penas variam de advertência até cassação do direito de exercer a profissão. "O que faço é de utilidade pública. Muitos animais nunca teriam condições de passar por uma consulta se não fosse pelo projeto. Não preciso ser uma ONG para fazer um trabalho de utilidade pública mas, se o caminho for esse, vou virar uma ONG. O essencial é ajudar os animais", disse.

Impedido

Camargo anunciou o projeto de oferecer consultas gratuitamente em 15 de janeiro. Em dois sábados, atendeu perto de cem animais, mas foi interrompido, durante o atendimento, pela visita de uma representante do CRMV, que informou que seria aberto um processo na instituição contra ela.
No entender do Conselho, a ação vai contra o artigo 20 do Código de Ética da categoria, que informa que "ao médico veterinário não é permitida a prestação de serviços gratuitos ou por preços abaixo dos usualmente praticados, exceto em caso de pesquisa, ensino ou de utilidade pública".
Camargo afirmou ainda que espera que a intensa repercussão do caso -- um vídeo gravado por ele onde o profissional conta que foi impedido de fazer os atendimentos já bateu as 7 milhões de visualizações, e uma petição pública online para que o CRMV volte atrás em sua decisão já teve mais de 60 mil assinaturas.
"Tive muito apoio, mais de 5 mil advogados me procuraram querendo defender a minha causa gratuitamente. Espero que essa intensa repercussão tenha efeitos práticos", disse.

BELINHA FOI SALVA PELO VETERINÁRIO DE SÃO CARLOS


Fonte:



Como saber o que o seu cão quer dizer?


Nós humanos nos comunicamos principalmente pela fala, já os animais se comunicam através da linguagem corporal, facial e sonoro.Você já deve ter ouvido alguém dizer “meu cachorro só falta falar”, pois bem, eles falam conosco o tempo todo.

Linguagem corporal e facial
Para saber quando seu cão esta confiante ou relaxado observe se ele esta com uma postura ereta, rabo abanando lentamente, boca fechada ou lábios ligeiramente separados







Se ele estiver assustado ou com medo,estará com a postura abaixada, rabo encolhido, orelhas para baixo, olhos arregalados mostrando a parte branca. Levantar a pata dianteira também indica medo




Agressivo, mostrara uma postura rígida, rabo para cima ou para traz se movendo rapidamente, orelhas atentas, dentes a mostra e pelos arrepiados






Quando um cachorro coloca as patas sobre outro cachorro, gato ou até mesmo humanos, ele esta dando um simples recado de que ele é quem manda







Você provavelmente já viu a famosa cena de duas cadelas, ou dois machos montando fora do cio, isso também é um movimento do jogo canino dominância x dominado. Ou até mesmo aquela típica brincadeira onde um joga o outro no chão, também é uma forma de mostrar um ou outro quem é superior


Linguagem verbal
Os cães uivam para localizar alguém, ou até mesmo um cachorro da rua, quando você sai e seu cachorro uiva, esta é uma tentativa de fazê-lo voltar, na natureza normalmente uivam para reunir a matilha
Um som parecido com um grunhido, ou um choro na presença de animais ou pessoas estranhas significa perigo, o cão tem intenção de matar aquela “presa”
Choramingam quando estão com dor, ou ansiosos, muitas vezes fazem isso sem motivo, já que nós sempre vamos ver o que esta acontecendo, podem usar isso como uma maneira de chamar atenção
Quando se trata de latidos pode ser diversos motivos, as vezes late apenas para chamar atenção, para afastar um invasor, para mostrar agressividade etc
O importante é que fiquemos ligados na linguagem corporal do nosso amiguinho, para entende-lo e conviver cada vez melhor com ele.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Cães agressivos, por que?


Quando adquirimos um cãozinho, sem duvidas nosso desejo é que seja perfeito aos nossos olhos, ai o tempo passa e nos deparamos com a AGRESSIVIDADE, o cãozinho outrora dócil e brincalhão se torna um problema para a família.
Saiba que ele não tem culpa, a agressividade pode surgir devido a 3 problemas mais comuns, medo, possessividade e dominância.



Medo
Sabemos que os cães são animais que vivem em matilha, sendo assim alguns são dominantes e outros submissos, os cães submissos tem mais tendência a ter medo,  muitas vezes causada pela insegurança, quando estão na natureza os lideres ignoram o medo forçando o medroso a seguir em frente. Nós humanos por outro lado reforçamos o medo com caricias, ou petiscos, quando um animal esta com medo, mesmo que parece ser cruel da nossa parte, o ideal e deixá-lo, não falar ou tocar, assim ele será obrigado a seguir em frente.

Possessividade
Um problema muito comum, que muitas vezes ocasiona esse comportamento é quando o cão tem em media 3 meses ele começa a testar liderança, e rosne quando você for pegar algum objeto que esta com ele, ou até mesmo na hora de alimentá-lo, nesse momento o importante é não se intimidar e fazer o que tem que ser feito, mesmo que o animal rosne, você jamais deve recuar, assim ele entenderá quem manda em quem. Se você repreende-lo desde o inicio não terá problemas.

Dominância
Deixar comida disponível para o cachorro 24 hs por dia também é um grande problema, sendo assim ele não entenderá que você é quem o alimenta, na natureza quem comanda a refeição é o líder, e um cão que não seja líder jamais terá comida disponível o tempo inteiro, seja você o líder, de alimentação algumas vezes ao dia, seguindo a idade etc, se o animal não comer retire, não se preocupe ele não ira passar fome, na próxima refeição sem duvidas não ira rejeitar.

Cães adultos agressivos
Tudo isso que vimos acima é muito mais fácil lidar quando se trata de filhote, mas seu cão cresceu e se tornou um adulto agressivo, calma, ainda tem solução, procure ajuda de um profissional.
Procure sempre enriquecer o ambiente, um cão estressado pode facilmente devolver agressividade, e jamais deixe seu cão acorrentado 24 horas por dia, pois nesses casos não é agressividade e sim  uma certa loucura, o cão não vê ninguém, não tem companhia, ele se sente sozinho no mundo e sua única defesa é o ataque...
Se você quer um cão perfeito siga essa seqüência exercícios, disciplina e carinho, que seu objetivo com certeza vai ser alcançado.

Top 10 Raças de gatos mais estranhas do mundo


Nem sempre as pessoas querem gatos fofinhos, gordinhos, como estamos acostumados a ver diariamente, algumas raças foram criadas, ou até mesmo surgiram por seleção natural, e são um tanto quanto diferentes, confiram!!!



10° Cornish Rex


Teve origem na região da Cornualha, Inglaterra. Surgiu de diversas tentativas de cruzamentos, os primeiros exemplares tinham pelos longos e encaracolados.

É um gato de corpo magro, chegando a pesar no maximo  3 kg, atualmente tem pelagem curta e ondulada

Oriental Shorthair




Têm os olhos em forma de amêndoa, uma forma triangular cabeça, orelhas grandes e um corpo alongado, fino e muscular, teve origem na Tailândia, essa raça pode ser encontrada em diversas cores,  teve origem com cruzamentos entre gatos siameses e outras raças

La perm




Possuem pelagem  longa e cacheada, teve origem nos Estados Unidos,  é um gato de porte pequeno e bastante sociável

Peterbald



A raça foi criada na Russa, e devido a uma mutação genética perderam os pelos,  tem a cabeça ligeiramente alongados e acentuada por características nítidas, o  focinho é triangular, nariz é redondo e  queixo pequeno, dando-me uma visão geral de um gato que é curioso o tempo todo

Selkirk rex



Essa raça lembra um pouco o La perm, com poucas diferenças, visivelmente vemos a semelhança nos pelos,  no entanto o Selkirk rex varia de tamanho entre médio e grande.

Persa teacup



É a versão miniature do conhecido gato persa, tem orelhas pequenas e arredondadas, nariz curto e achatado, pelagem comprida e densa, olhos grandes e simétricos.

Scottish Fold




Tem o porte médio, seus pelos podem ser custos ou compridos, a principal característica e a orelha dobrada para frente, teve origem na Escócia

Devon Rex




Dependendo do angulo, vc pode não perceber, mas o devon rex, tem um curta camada de pelos ondulados, é uma ótima companhia gosta de brinca  e ser sociável até mesmo com estranhos

Minskin




Teve origem em Boston, o  Minskin é uma raça de gato derivada do cruzamento da Munchkin com o Sphynx, tem pernas curtas e uma leve camada de pelo.

Sphynx



A origem desse gato foi na Canada, e não se deve por manipulação genética e sim uma falah genética no gene alopecia hereditária e é recessivo, é um gato de corpo musculado de aparência fina, mas de ossatura forte. É um gato bastante afetuoso e chega a ser possessivo, chegando a eleger um dono ao qual se dedicará até o fim de suas vidas. A ausência de bigodes, os tornam muito desajeitados as vezes não conseguindo subir em lugares altos, desequilibrando facilmente.