quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Castrando 1 você salva 1000!!!


Certamente você já ouviu aquela história, “não castro meu cachorro porque ele vai ficar obeso”, mas será? Vamos ver alguns prós e contras da castração...
Tenho certeza que você ao ler esse post saberá qual decisão tomar.

Vamos começar falando da AGRESSIVIDADE, castrar diminui a agressividade, mas não quer dizer que seu cão esta livre de se tornar agressivo, isso dependerá do ambiente que vive e do modo como é criado.
Ouvimos falar bastante também sobre OBESIDADE após a castração, quando seu cão ou gato é castrado, isso leva a uma drástica mudança hormonal, o que pode levá-lo realmente a ter  mais apetite no inicio, mas a questão da obesidade vai depender de você, controle a comida do cão, verifique a quantidade indicada para o porte e peso e não terá problemas.
A castração diminui o risco de DOENÇAS, por exemplo, o câncer de mama, útero, próstata e testículos; e também crias indesejadas
A castração diminui o risco de fugas e brigas, que podem ser graves, fora os uivos, latidos e miados em função do cio.
Porque você deve castrar seu cão ou gato?
A menos que você seja um criador responsável, seus cães tenham pedigree, você entenda de evolução da raça da raça, tenha canil e registrados etc, veja o que acontece com seu cãozinho, ou melhor, com o filhote dele.
EXEMPLO:
Em um ano sua cadela tem em media 2 crias, vamos imaginar que em cada cria sejam 5 fêmeas que se reproduziram também, vamos usar sempre a quantidade 5 filhotes + 1 mãe
Então:
Em apenas 3 anos serão 1000 novos cachorros
Por que 1000 filhotes? Parece muito né?
Lembre-se que a cada ano a primeira fêmea terá 10 outras fêmeas que reproduzirão... logo 10 fêmeas + 5 filhotes de cada uma delas,no segundo ano serão as 10 filhotes já aptas a reprodução + a mãe 11 X 5 = 55 duas vezes ao ano, teremos mais 110 fêmeas reproduzindo. Passou se mais um ano e essas 110 fêmeas vão se reproduzir e todas com 5 filhotes aptos a reproduzir logo mais 1100 filhotes ao termino de 3 anos.
Esse é o maior problema de todos os que envolvem animais domésticos não castrados, a reprodução desenfreada e a possível e evidente hipótese de abandono.Essa é a melhor maneira de acabar com animais nas ruasNão importa a raça, o tamanho ou a cor, castre!!!
Evite brigas, doenças, crias indesejadas, evite mais animais nas ruas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário