Quando adquirimos um cãozinho, sem duvidas nosso desejo é que seja perfeito aos nossos olhos, ai o tempo passa e nos deparamos com a AGRESSIVIDADE, o cãozinho outrora dócil e brincalhão se torna um problema para a família.
Saiba que ele não tem culpa, a agressividade pode surgir devido a 3 problemas mais comuns, medo, possessividade e dominância.
Medo
Sabemos que os cães são animais que vivem em matilha, sendo assim alguns são dominantes e outros submissos, os cães submissos tem mais tendência a ter medo, muitas vezes causada pela insegurança, quando estão na natureza os lideres ignoram o medo forçando o medroso a seguir em frente. Nós humanos por outro lado reforçamos o medo com caricias, ou petiscos, quando um animal esta com medo, mesmo que parece ser cruel da nossa parte, o ideal e deixá-lo, não falar ou tocar, assim ele será obrigado a seguir em frente.
Possessividade
Um problema muito comum, que muitas vezes ocasiona esse comportamento é quando o cão tem em media 3 meses ele começa a testar liderança, e rosne quando você for pegar algum objeto que esta com ele, ou até mesmo na hora de alimentá-lo, nesse momento o importante é não se intimidar e fazer o que tem que ser feito, mesmo que o animal rosne, você jamais deve recuar, assim ele entenderá quem manda em quem. Se você repreende-lo desde o inicio não terá problemas.
Dominância
Deixar comida disponível para o cachorro 24 hs por dia também é um grande problema, sendo assim ele não entenderá que você é quem o alimenta, na natureza quem comanda a refeição é o líder, e um cão que não seja líder jamais terá comida disponível o tempo inteiro, seja você o líder, de alimentação algumas vezes ao dia, seguindo a idade etc, se o animal não comer retire, não se preocupe ele não ira passar fome, na próxima refeição sem duvidas não ira rejeitar.
Cães adultos agressivos
Tudo isso que vimos acima é muito mais fácil lidar quando se trata de filhote, mas seu cão cresceu e se tornou um adulto agressivo, calma, ainda tem solução, procure ajuda de um profissional.
Procure sempre enriquecer o ambiente, um cão estressado pode facilmente devolver agressividade, e jamais deixe seu cão acorrentado 24 horas por dia, pois nesses casos não é agressividade e sim uma certa loucura, o cão não vê ninguém, não tem companhia, ele se sente sozinho no mundo e sua única defesa é o ataque...
Se você quer um cão perfeito siga essa seqüência exercícios, disciplina e carinho, que seu objetivo com certeza vai ser alcançado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário