Dar comida para o cão não se limita em colocar a comida no pote, dar para o cachorro e sair de perto. Existem regras básicas a ser seguidas, levando sempre em consideração que cachorros são animais que vivem como matilha, isso esta enraizado na genética dele, e ser domestico não muda a convivência em matilha.
Um primeiro ponto importante é a quantidade, se seu cão come ração verifique a quantidade de acordo com o porte e peso, se for alimentação natural fique atento a quantidade de nutrientes necessários.
Quando se trata de possessividade, desde filhote você e os demais membros da família, precisa manusear o animal enquanto ele come, façam carinho, coloque a mão no pote, é provável que por volta dos 6 meses de idade ele não goste de contato físico enquanto come, esse é o momento mais importante para que você faça, mesmo que ele rosne, desde que você não demonstre insegurança, ele não irá te morder, essa fase é apenas um teste de liderança, e se você falhar será difícil reverter. No entanto se seu cão já é adulto e se tornou possessivo com a comida procure ajuda profissional, nunca é tarde.
Leia também: Cães agressivos, por que?
Leia também: Cães agressivos, por que?
O cachorro precisa saber que quem oferece comida é o líder, nunca deixe comida disponível 24 horas, assim ele pensará que a comida esta ali e ele conseguiu sozinho, antes de dar a comida chame seu cão pelo nome e mantenha contato visual com ele por no mínimo 5 segundos e depois lhe de a comida, assim você reforça o seu posto de líder. Se o cão estiver agitado ou ansioso espere ele se acalmar, caso contrario você estará reforçando a atitude dele, pode ser que no inicio demore o cão fique agitado, mas tenha calma, espere, depois ofereça a comida e não esqueça do contato visual.
Não de comida apenas uma vez ao dia, até porque não faz bem para ele, e isso o tornará mais agitado na hora de comer.
Se você tem mais de um cachorro, alimente os separadamente, observe quem é o cachorro líder, e quem é o subordinado, lembre-se o mais alto na hierarquia se alimenta primeiro, não seguir essa regra pode trazer graves conseqüências. Certifique-se que cada cachorro esta comendo em seu pote, para garantir que todos vão se alimentar bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário